Verdades e mentiras: Escova Progressiva



Nos últimos tempos, a escova progressiva tem sido um dos principais motivos das mulheres irem aos salões de beleza. O resultado são fios lisinhos e sem a desvantagem de ter que passar horas escovando e passando a chapinha todos os dias. O problema é que para conquistar o tão sonhado cabelo liso, as mulheres se submetem a este tratamento químico sem antes analisar com cuidado todos os prós e contras do processo. 

Hoje em dia existem diversos tipos de escova progressiva, morango, chocolate, mel, marroquina, de leite, de frutas, etc. O principal elemento químico da maioria das progressivas é o formol, que em excesso nas fórmulas podem provocar desde quebra dos fios, queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo. Por isso, é muito importante ter o auxílio de um bom profissional.

Vamos conhecer algumas mentiras e verdades sobre esse tratamento?

1- A escova progressiva economiza tempo em frente ao espelho.

VERDADE. Ao fazer a progressiva, as mulheres, que antes gastavam muito tempo arrumando o cabelo, só precisam de alguns minutos para finalização. Um pouco de ar quente do secador já ajuda a moldar o cabelo pós-progressiva. O método chega a durar até quatro meses nos fios.

2- O procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo.

MENTIRA. Ele é indicado para cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos e é proibido para crianças.

3- Cabelos danificados podem fazer progressiva.

MENTIRA. Se os fios estiverem fragilizados e quebradiços, é importante recuperá-los com uma boa hidratação antes de agredi-los novamente com mais química.

4- Mulheres com algum tipo de química no cabelo não podem fazer a progressiva.

DEPENDE. Nos cabelos tingidos ou com mechas, pode-se fazer a progressiva. Dependendo do caso a tintura e a progressiva podem ser feitos no mesmo dia, mas tem que ter o auxílio de um profissional qualificado. Cabelos que passaram por um procedimento recente de relaxamento, devem esperar uma semana, no mínimo, até o cabelo estar preparado para um novo procedimento capilar.

5- Cabelos sem química não se beneficiam tanto quanto os tingidos com a progressiva.


VERDADE. Cabelo "virgem" têm fibras de queratina em perfeito estado, sem fissuras ou aberturas. Então, o produto da progressiva tem uma maior dificuldade de penetrar no fio e fazer efeito. Para atingir o resultado esperado, alguns profissionais realizam algum procedimento químico, como uma tintura ou um relaxamento, antes de fazer a escova progressiva.  

6- A progressiva hidrata e dá brilho aos fios.

MENTIRA. Alguns fabricantes desenvolveram fórmulas que reúnem alisantes mais um creme reconstrutor. O processo em que o creme alisante é misturado com um poderoso hidratante, geralmente a queratina, é o de selagem. Estes produtos dão a impressão que o cabelo está hidratado por causa do brilho que deixam nos fios. Mas brilho não é sinal de cabelo hidratado.

7- Quem tem algum tipo de alongamento pode fazer a progressiva.
 
DEPENDE. Para quem já tem um alongamento, como o megahair, a progressiva não é recomendada, pois não daria para escovar o cabelo e essa é uma das etapas do processo. Para quem ainda não alongou as madeixas, e quer adotar os dois procedimentos, o certo é fazer primeiro a progressiva e depois o alongamento.

8- Cabelo com progressiva fica como liso natural.

MENTIRA.  Por não ter como regular a intensidade da progressiva , assim como nos alisamentos tradicionais que são indicados em diferentes níveis, dependendo da estrutura do cabelo, a progressiva deixa um cabelo ultra liso, porém sem o balanço e pontinhas modeladas como o natural. 
Gostaram?
Não deixe de participar do sorteio do kit de carimbo!!

Bjuxx

3 comentários:

  1. O resultado final em um cabelo que pode fazer esse tipo de escova realmente fica muito lindoo...
    Mas, eu nao tenho coragem de fazer no meu cabelo, até porque eu gosto de de vez em quando enrolar um baby liss no cabelo e com a escova progressiva isso já não é possível...
    Morro de medooo de estragar o meu cabelo...
    Bjus
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. É, também morro de medo de estragar meu cabelo :S
    Mas acho que teria coragem sim :D

    ResponderExcluir
  3. fiz a marroquina e adoreiiiiiiiii meu cabelo nao crescia era enrolado agora esta liso ja fiz duas so finalizo com a escova nem chapinha faço mais meu cabelo que so ficava no ombro agora ja esta no meio das costas aconselho sim e muito bom

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo neste post.
Se preferir, me envie um e-mail: contato@bonitatododia.com

Ir para o topo